Curso de Políticas Públicas inicia oficinas em Cabo Frio e Teresópolis

No sábado, 13 de abril, foi iniciada a segunda etapa do Curso de extensão Políticas Públicas, Desenvolvimento e Direito à Cidade, organizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nesta fase, são realizadas oficinas de levantamento e diagnóstico das demandas e necessidades dos 14 munícipios cobertos pelo projeto. Os primeiros encontros desse período foram feitos simultaneamente com a participação de moradores de Cabo Frio, Teresópolis e Nova Friburgo.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, o encontro foi organizado pelos mobilizadores locais, Karol Demartine e Patrick Soares, e conduzido pela equipe da UFRRJ, composta por Douglas Almeida,  pós-doutorando de Ciências Sociais, e o docente Luiz Felipe Brandão, do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS/ICHS). Dentre os presentes, estavam agentes da sociedade civil comprometidos com temáticas como segurança alimentar, cultura, juventude, mobilidade e renda, que debateram os meios e as possibilidades da atuação política no município. A oficina ocorreu no espaço cedido pela Associação Raízes, na região central da cidade.

A metodologia da oficina provocou o aprofundamento das demandas sociais levantadas pelos participantes a partir de perguntas deflagradoras, que nortearam o debate e delimitaram os pontos centrais para elaboração da agenda local. Com destaque para a importância da moeda social (itajuru), a melhoria das condições de mobilidade nos dois distritos do município, a manutenção dos espaços públicos de convivência, incentivo à cultura urbana e fomento à educação através das universidades públicas.

Teresópolis e Nova Friburgo

Na tarde do mesmo sábado, em Teresópolis, aconteceu o encontro compartilhado entre teresopolitanos e friburguenses para discutir as potências e pontos nevrálgicos da atuação da sociedade civil e do Estado em seus respectivos municípios.  A oficina foi orientada pela docente Flávia Braga, do Departamento de Ciências Sociais (DSC/ICHS), e pelo estudante de doutorado em Ciências Sociais, Diego Velho, com o apoio fundamental das mobilizadoras locais Adriana Paganote, de Teresópolis, e Demilze Félix, de Nova Friburgo. O evento foi realizado no Centro de Cultura Feso Pro-Arte.

Na ocasião, participaram membros de coletivos, sindicatos, servidores públicos, comerciantes e professores do ensino básico e superior. A proposta das oficinas é criar um ambiente de troca e escuta entre os moradores de cada local, que se envolvem nas dinâmicas planejadas pelo grupo da UFRRJ.

Entre os temas apontados pelos cidadãos de Teresópolis, a crescente mobilização da sociedade sobre alguns assuntos recebeu destaque nas falas dos moradores. Quanto ao Estado, apontaram como importante a gestão cultural, que vem tornando mais acessível a participação de coletivos. Na visão do grupo, o poder público, no entanto, fica devendo políticas para a juventude, além de não incentivar a construção de habitação com interesse social, além de outras lacunas observadas.

O grupo de Nova Friburgo apontou o turismo e o comércio local focado na moda íntima como atividades positivas da sociedade. A prefeitura friburguense foi elogiada ao promover a coleta de lixo seletivo, mas, falha ao não criar incentivos à ampliação do sistemas públicos de saúde e transporte.

No segundo momento da reunião, os participantes se dividiram em grupos por município para indicar os fatores que implicam nos principais problemas locais. Estas informações serão essenciais para realização do diagnóstico, junto com as respostas ao questionário eletrônico sobre demandas e necessidades que será divulgado aos moradores das cidades com o apoio dos mobilizadores e participantes dessa primeira oficina.

Próximos passos

No início de maio, esses municípios sediarão um segundo encontro, que será dedicado às construção de uma agenda local de temas, prioridades, planos e ações a partir do diagnóstico levantado em cada cidade.

As oficinas de diagnóstico e preparação de agendas acontecerão em outros municípios do Rio de Janeiro nos próximos dois meses.

—-

Saiba mais sobre este projeto, clicando aqui e aqui

 

Texto e imagens: Fábia Souza, estudante de jornalismo; Alessandra de Carvalho, docente (DLC/ICHS)

Edição de imagensGiovanna Saviotti, estudante de ciências sociais.

Últimas Notícias

Exposição Conspira na Rua reúne fotografias do cotidiano

Reparou algo diferente nos corredores do ICHS? Desde a última semana de outubro, a  exposição fotográfica “Conspira Na Rua” está leia mais

18/11/2024

Comissão eleitoral divulga resultado da eleição para a direção do ICHS

A Comissão Eleitoral divulga o resultado final da Eleição para Direção do ICHS, quadriênio 2025-2028. Chapa eleita: CONSOLIDAR O QUE leia mais

07/11/2024

Comissão divulga chapa candidata à gestão do ICHS (2025-2028)

A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica para a escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS 2025-2028 leia mais

10/10/2024

Pós Graduação em Ciências Sociais abre seleção para mestrado e doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade leia mais

18/09/2024

Edital com normas da eleição para a direção do ICHS (2025-2028)

A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica na escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS  2025-2028 torna leia mais

05/09/2024

Projeto Escritório de Cultura oferece bolsas para produção cultural e redes sociais

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROEXT – UFRRJ) e o Projeto Escritório de leia mais

28/08/2024

mais notícias


Notícias Relacionadas

Resultado final do edital 42/2024

Resultado preliminar do edital nº 42/2024 para bolsas de extensão de graduação e pós-graduação

Edital 42/2024 – Inscrições abertas para bolsistas do projeto “Clínica de Acesso à Justiça”

Seleção de professor substituto para Ciências Jurídicas

Confira o resultado parcial do edital de bolsas de apoio técnico superior a projetos acadêmicos

Pular para o conteúdo